segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

O problema com listas de filmes "anti-racistas", por Racquel Gates





Filmes negros devem ser valorizados não somente por aquilo que podem ensinar aos espectadores brancos sobre questões raciais
Racquel Gates*
Publicado 17 de julho no The New York Times


Assistir e discutir filmes e programas de TV sempre foi uma fonte de conexão em minha família. Lembro-me quando criança de assistir E o Vento Levou (Victor Fleming, 1939) com meus pais, e lembro-me de minha mãe balançando a cabeça em desaprovação ao personagem de “mammy” estereotipada conferido a Hattie McDaniel. Meu pai rebateu ao notar a força de sua atuação e como ela dominou cada cena em que apareceu.

Quando eu era caloura na faculdade, meu pai me mandou um pacote que incluía pilhas de fitas VHS, nas quais ele amorosa e meticulosamente gravou episódios do meu programa de televisão favorito, Supergatas. Como E o Vento Levou, é algo que assistimos muitas vezes juntos em casa, uma fonte de diversão e também um estímulo para falar sobre as várias questões levantadas pelos episódios.

Nossas experiências acontecem na intersecção do pessoal e do político. Ambos os títulos foram formadores na minha vida como uma estudiosa de mídia, e ambos estão entre os muitos produtos culturais que agora são reconsiderados à luz dos protestos pela morte de George Floyd e das discussões em andamento sobre o racismo sistêmico. No mês passado, E o Vento Levou foi temporariamente removido da HBO Max para que uma introdução recém-gravada, fornecendo contexto histórico, pudesse ser adicionada. Algumas semanas depois, um episódio de Supegatas foi retirado totalmente do Hulu por causa de um "blackface acidental" em uma gag envolvendo dois personagens com máscaras de lama.

A estratégia da HBO Max de interromper o acesso a E o Vento Levou enquanto busca contextualizar sua produção e recepção é significativa, exigindo consideração e trabalho adicional. No entanto, o Hulu e outras empresas decidiram fazer o equivalente a uma "exclusão suja" (dirty delete): apagar as evidências de suas práticas racistas, ao invés de abordar, em primeiro lugar, como elas surgiram. Como o Hulu, muitas empresas e instituições agora agem rapidamente para em favor de aberturas aparentemente anti-racistas, enquanto negligenciam a reflexão matizada que o momento requer.

Na pressa em suprimir o longo atraso no reconhecimento da anti-negritude profundamente enraizada na América, as perspectivas dos brancos permaneceram priorizadas. Incontáveis artigos oferecem variações sobre o mesmo tema — “Preocupado com o racismo? Aqui estão 19 filmes e programas de TV anti-racistas que você pode assistir agora!” — seguido pelo mesmo punhado de títulos (A 13a Emenda, Cara gente branca, Malcolm X). Esses artigos podem ser bem-intencionados e vale a pena assistir a esses filmes. Mas essas listas reduzem a arte negra a um manual construído às pressas para entender a opressão, sempre considerando os brancos como o público implícito.

A ideia de que um único filme, ou mesmo uma coleção de filmes, pode servir como um guia para a história da opressão negra é simplista. Em seu discurso de 1975 “A Visão Humanista”, Toni Morrison identificou a função do racismo como uma“ distração ”, um dispositivo que “mantém você explicando, continuamente, sua razão de ser.” Na verdade, precisamos enterrar a própria ideia de que o maior propósito do filme negro é ser uma cartilha educacional sobre raça na América.

Durante esta reflexão sobre negritude e mídia, devemos nos concentrar na complexidade e no brilho do filme negro por seus próprios méritos. Agora, mais do que nunca, devemos retornar às narrativas negras que descentralizam a brancura ou a ignoram completamente, filmes que conectam o público com o pathos, a alegria e até a traição dos personagens negros e as vidas que eles retratam, filmes que reconhecem sua humanidade complexa.

Esses filmes existem desde o início do cinema americano. À primeira vista, o curta-metragem recentemente descoberto Something Good Negro Kiss (William Nicholas Selig, 1898), parece ser uma representação alegre de pessoas negras apaixonadas, mas como o historiador de cinema Allyson Field argumenta, os artistas negros realmente parecem satirizar The Kiss de Thomas Edison, roda dois anos antes.

O filme Lime Kiln Club Field Day (Edwin Middleton e T. Hayes Hunter, 1913) apresenta o artista menestrel negro Bert Williams usando “cara preta” e torna mais complexa nossa compreensão dessa forma de arte. Sua presença ao lado de atores negros sem maquiagem preta chama a atenção para os aspectos performativos, e não racistas, da “cara preta”. Ele demonstra como os artistas negros às vezes usavam a maquiagem como uma máscara para diferenciar entre tropos cinematográficos da negritude e negros “reais”, prática que indica uma consciência aguçada — sim, mesmo nessa época — de como o cinema funciona em relação à representação.

Embora continuemos insistindo na importância da "autenticidade" nas representações negras (um termo carregado e contestado), esses primeiros exemplos sugerem modalidades negras irônicas e subversivas, que entendiam a diferença entre performance e realidade. Quão diferente seria a nossa compreensão da história do cinema hoje, se esses tivessem sido o ponto de partida para o que imaginamos que o cinema negro foi, é e pode ser?


Losing Ground (Kathleen Collins, 1982)

Os filmes recentemente redescobertos Losing Ground, dirigido por Kathleen Collins, e Cane River, dirigido por Horace Jenkins, oferecem amor e investigações anuançadas de personagens negros. Ambos os filmes foram lançados em 1982 — o mesmo ano do filme policial “entre amigos” (buddy cops) de Nick Nolte e Eddie Murphy 48 horas (Walter Hill, 1982) — ainda permaneceram amplamente desconhecidos e invisíveis até recentemente. Losing Ground foca em uma professora negra navegando nas tensões de seu trabalho e de seu casamento, enquanto Cane River é uma história de amor que se cruza com questões de classe e cor de pele.

Organizados em camadas, reflexivos e retratando aspectos da experiência negra que existem fora dos tropos de Hollywood, nenhum dos filmes teve lançamento nos cinemas até décadas após sua produção. Sua redescoberta me inspira um sentimento de melancolia tanto quanto de empolgação. Quantos filmes negros mais definham à beira do desaparecimento, filmes que podem não ter sido considerados "importantes" porque se preocupavam mais em focar nas adoráveis ​​complexidades da “vida negra”, ao invés de de entregar a “dor negra” para “consumo de branco”?

Mesmo que cineastas como Ryan Coogler, Ava DuVernay e Barry Jenkins tenham obtido sucesso recente em contar esse tipo de história, o filme negro ainda é muito frequentemente avaliado por seu valor didático, com contribuições artísticas e intelectuais consideradas secundárias. Precisamos enfatizar as obras de Zeinabu Irene Davis, Yvonne Welbon, Garrett Bradley, Marlon Riggs, Dee Rees, Cheryl Dunye e outros cineastas que exploram temas sobre as experiências das pessoas negras enquanto indivíduos, e como essas experiências são moldadas por raça, sexualidade, classe e inúmeras outras realidades sociais. Esses nomes, entre outros, muitos outros, precisam estar no centro de uma discussão sobre o potencial do filme para conectar o público com os contornos íntimos da vida negra.

Como monumentos, bandeiras estaduais e mistura para panquecas, cinema e televisão sempre foram empreendimentos contestados e negociados — histórias que a sociedade é fadada a repetir porque os brancos se recusam a aceitar o desconforto e a complexidade de seu passado. O aceno performativo para a negritude através listas de exibição e o apagamento de elementos racistas em programas de TV fazem mais para amenizar a culpa dos brancos do que oferecer recompensa aos negros, que têm sempre teve que lidar com as contradições na própria arte que lhes dá prazer.

Esses movimentos são superficiais e condescendentes, com o objetivo de nos levar a pensar que houve um tempo em que empresas de produção, redes, performers e públicos — quando “nós” — simplesmente não conhecíamos nada melhor. Esse tempo nunca existiu.

*Racquel Gates (@racquelgates) é professora associada de estudos de cinema e mídia no The College of Staten Island e autora de Double Negative: The Black Image and Popular Culture.

Tradução: Google Translator + Bernardo Oliveira (dúvidas e correções: bernardo.oliveira@gmail.com)

Nenhum comentário: