quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Retrospectiva 2013: 100 faixas (Bernardo Oliveira)

15 das galáxias


“Mind On” – Lonnie Holley (Keeping a Record of It. Dust-to-Digital, EUA)

























A brisa do Caribe, o Mardi Gras, o ambiente cultural do “black atlantic”, mas também a natureza exploratória da música negra diaspórica, o dub, o jazz, o Peru negro. Nos seis minutos de “Mind On” é possível deixar-se absorver por muitas informações, mas sobretudo pela voz agridoce de Holley, algo entre as articulações sinuosas de Horace Andy e o timbre anasalado de Aaron Neville. Batucada digital discreta (um sambinha?) e um teclado estranhíssimo (passarinho esquisito?), servem de base para a voz singular de Holley. Hipnótico e viciante.






“Passarinho Esquisito” – Passo Torto (Passo Elétrico. YB Music, Brasil)















Como bem observou Fred Coelho na crítica ao Passo Elétrico no Matéria, este passarinho não é o “Sabiá”, nem o “Passarim”. Diferente dos muitos passarinhos que povoam a MPB, este é “um animal transtornado”, “estuprador”. A canção, então, incorpora os transtornos obsessivos do passarinho, sua esquizofrenia e rara familiaridade. O contrabaixo marca o andamento, as guitarras distorcidas criam outras dinâmicas rítmicas, garantindo a presença do “Passarinho Esquisito” no rol de canções que desafiam algumas premissas da chamada MPB.






“Don’t Hold the Wall” – Justin Timberlake (The 20/20 Experience. RCA, EUA)



















Reza a lenda que Justin Timberlake chegou a combinar com Michel Jackson um retorno à altura do mestre. Sua morte interrompeu o projeto, mas a parte I de The 20/20 Experience traz uma abordagem arrojada e surpreendente da música de Michael. Com arranjo de Timbaland, “Don’t Hold The Wall” se organiza como um “serialismo pop”, ordenando blocos sonoros que se sucedem e se justapõe, em um procedimento que pode ser observado por todo o disco. Ressalto o efeito de transição obtido com a retirada da harmonia e alteração da batida.






 “LURK” – Chinese Cookie Poets + Zbigniew Karkowski (Hy Brazil Vol 2: New Experimental Music From Brazil; s/g, Brasil/Polônia)





























No ano em que a chamada noise music perdeu dois de seus mais maiores artistas, o polonês Zbigniew Karkowski e o japonês Akifumi Nakajima (Aube), o produtor Chico Dub escalou “LURK” para o volume dois da coletânea de inéditos Hy Brazil. Gravada em 2011, a faixa é produto de uma colaboração prolífica entre o trio carioca e o “noiseiro” polonês. Estruturada por um loop de baixo, “LURK” se impõe pelo diálogo conflitante entre as quebradas da bateria, a guitarra e os ruídos estridentes emitidos pelo lap top de Karkowski.






“Concrete” – Batillus (Andy Stott Remix) (12”) (Modern Love, Reino Unido)




















Há pelo menos três anos, Andy Stott lança algum material difícil de se ignorar. Ainda no início de dezembro, veio a público o remix que Stott produziu para a banda nova-iorquina Batillus. O estranho convite, vindo de uma banda de metal, surgiu após participarem de um mesmo festival nos EUA. Tudo bem que o peso do grave é uma característica marcante de seu trabalho, mas remixando uma faixa de metal, com direito a vocais de monstruosos e percussão digital retumbante, o produtor se revela a cada ano um artista imprevisível.





“A Tooth For An Eye” – The Knife (Shaking The Habitual. Brille Records, Suécia)





















Após o êxito de Silent Shout (2006), era de se esperar que o The Knife se esmerasse ainda mais em um artesanato pop eletrônico, fixando de vez sua presença no cenário mundial. Porém, Shaking Habitual realiza exatamente o que promete, particularmente em “A Tooth for an Eye”: andamentos em 3/4, percussões com sonoridades férreas e uma cantora peculiar. As más línguas falam em Dirty Projectors, mas trata-se de uma faixa surpreendente e poderosa de um grupo que contrariou expectativas.






“Love Is Lost” – James Murphy (Hello Steve Reich Mix) (The Next Day Extra EP. Columbia, Reino Unido/EUA)



















Nunca fui lá muito fã da DFA e mesmo do LCD Soundsystem. Por uma inflexão de época, que geralmente não é observada, superestima-se o poder festivo da disco music, o mesmo tipo de fascínio conservador devotado ao último disco do Daft Punk. No caso do “Hello Steve Reich Mix” que James Murphy produziu para a mais bela faixa do último álbum de Bowie, há muito mais do que disco music. Há a citação à “Clapping Music” de Steve Reich e a outras canções de Bowie, como “Ashes to Ashes”. Uma espécie de museu do futuro, articulando as muitas facetas de Bowie às muitas vanguardas nova-iorquinas.






“Let’s Play That” – Metá Metá (E Volto Pra Curtir – Tributo a Jards Macalé. s/g, Brasil)





































Gravada para a coletânea em homenagem a Macalé e a seu primeiro disco de 1972, a interpretação do Metá Metá para “Let’s Play That” é o produto de uma execução espontânea protagonizada por três músicos absolutamente conscientes do que estão fazendo. O trio abre espaço para a improvisação, há momentos em que a música cresce para reinar a absoluta cacofonia. E, no entanto, nada aqui parece fora do lugar. Corro o risco de soar injusto talvez com o próprio Macalé, mas esta é a versão mais poderosa de sua canção.





“The Last Unicorn” – Negro Leo (Tara. s/g, Brasil)

































“O delírio antitotalitário da cola de sapateiro. O estado sente muito.” Durante os levantes de julho de 2013, esta frase me veio à cabeça por muitas vezes. O delírio da cola de sapateiro é o impulso delirante da arte contra a ação repressora do capital (leia-se, do Estado). Mas “The Last Unicorn” comporta outras interpretações. Uma canção política que reivindica o poder do delírio através de uma arte violenta, enunciada aos berros. Canção-dispositivo, incendiária, cresce muito nos shows.






“Maxim’s I” – Julia Holter (Loud City Song. Domino, EUA)



















Os ruídos dos pratos de bateria crescem, um teclado celestial toma todo o espaço, talvez um mellotron, talvez cordas, não sei bem. Com dois minutos, um segundo momento, outra harmonia seguida de um interlúdio executado por quarteto de cordas. Em certos momento somos convocados à contemplação onírica, fluindo a profusão de ideias sonoras que Holter concentra em apenas seis minutos. A harmonia é vaga, enquanto sua voz flutua sobre os belos contrapontos e volutas orquestrais. Van Dyke Parks e Linda Perhacs são algumas de suas referências, mas, ano após ano, Julia vem confirmando que possui um discurso próprio.






“Sambaúba” – Kiko Dinucci, Thiago França e Serginho Machado (Dada Radio Sessions. s/g, Brasil)


































O que me fascina no trabalho de Kiko Dinucci é o fato de que reabilita certas tendências presentes na história da MPB (a partir dos anos 60, bem dito). Sua ferramenta é o punch e o punk, força e precisão. No caso de “Sambaúba”, duas tendências estão em jogo: o emprego dos parônimos com função rítmica, capaz de remeter ao trabalho de Djavan, Caetano e dos repentistas nordestinos. E o suingue roqueiro da formação em trio, semelhante ao balanço do primeiro disco de Macalé — com o saxofone de Thiago França substituindo o contrabaixo e a bateria de Serginho Machado combinando balanço e inventividade.





“Obvious Bicycle” – Vampire Weekend (Modern Vampires Of The City. XL Recordings, EUA)














































A quantidade de informações com as quais os membros do Vampire Weekend elaboram sua música pode até justificar a interpretação segundo a qual eles seriam uma banda presa ao passado. Noto apenas que as referências não são tão evidentes, tampouco a forma como eles se apropriam delas. “Obvious Bicycle” é marcada com “grilhões digitais”, em alusão à percussão que acompanha os cantos de trabalho gravados por Alan Lomax (produzido pelas enxadas, bem entendido). Também ouvimos inflexões da música afro-americana, litúrgica e profana (spirituals, doo wop, blues). Tudo isso sintetizado a uma melodia estritamente pop e exuberante, “Obvious Bicycle” é, para mim, a “canção” do ano.






“Fail” – Demdike Stare (Testpressing #004. Modern Love, Reino Unido)





















Em pouco tempo, Miles Whittaker e Sean Canty produziram faixas e discos muito diferentes. E no entanto, sustentaram um “caráter” para o Demdike Stare, ou seja, conseguiram experimentar em muitas direções, mantendo o conceito primordial: reproduzir/explorar o caráter eficaz da “música aplicada”, da library music e das trilhas sonoras, mas também buscando extrair novos procedimentos dos aparelhos e discos que eles adquirem incessantemente. Dos quatro volumes da série Testpressing, editada esse ano, muitas faixas poderiam figurar nessa lista, tais como “Collision” e “Primitive Equations”. Mas escolhi “Fail” por uma simpatia irresistível pelo ruído estridente, uma ladainha  simultaneamente incômoda e confortável.





“Gang Gang Riddim” – DVA (Mad Hatter. Hyperdub, Reino Unido)
























DVA é Leon Smart, produtor londrino que lançou ano passado o subestimado Pretty Ugly pela mesma Hyperdub que edita seu novo EP, Mad Hatter. As quatro músicas indicam uma inclinação ao maximalismo, desdobrando-se em uma série de variações rítmicas, sobretudo no andamento. Dialogando com os beats sintéticos do wonky, particularmente das dinâmicas aceleradas de Rustie, DVA faz de “Gang Gang Riddim” um verdadeiro achado do maximalismo de pista. Duas faixas rivalizam com "Gang Gang Riddim": “Xingfu Lu”, de Kode9 e “Gong”, do Four Tet.





“Konono Ripoff No. 1” – Dan Deacon (Domino USA, EUA)
























A sonoridade estridente, característica do trabalho de Dan Deacon, combinada às kalimbas igualmente estridentes do Konono No. 1. O resultado foi o 7” Konono Ripoff No. 1, composição que Dan Deacon já vinha tocando em alguns shows, e que foi editada em abril por ocasião do Record Store Day. No lado A, os bateristas Kevin O'Meara e Jeremy Hyman. No lado B, a versão instrumental, com Denny Bowen e Dave Jacober. Para Dan Deacon foi uma homenagem ao som grupo. Para nós, uma brincadeira mais do que acertada.





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+ 85 sinistras

“200.2” – Donato Dozzy
“A Cage of Stars” – Phil Niblock
“All Out Of Sorts” – Black Pus
“Amélias Polamilanesas” – Psilosamples
“Atherkal” – Etran Finatawa
“Azmari” – Mulatu Astatke
“Aztec Chant” – Peverelist
“Baby” – Walton
“Black Skinhead” – Kanye West
“Blood On The Cobblestones” (Feat. U-God & Inspectah Deck) – Ghostface Killah & Adrian Younge
“Blue Dub” – Moritz Von Oswald Trio
“Boarder” – Bambounou
“Calango” – Fudisterik
“Capetinja” – Porto
“Casamance” (with Ale & Khadim Mboup) – Jeri-Jeri
“Collision” – Demdike Stare
“Dankou” – Bassekou Kouyaté et Ngoni Ba
“De Donga à Doca” – Sombrinha
“Dew” – Ceticências
“Dismantle” – Morphosis
“Dream Phone VIP” – E.M.M.A.
“Electric Funk” – Traxman
“Eras” – Juana Molina
“Feel Beauty” – The Cyclist
“Finger Back” – Vampire Weekend
“Friday Mighty”  Deep Listening Band
“Galera da Laje” – Gang do Eletro
“Get It” – El-P + Killer Mike 
“Gong” – Four Tet
“Hard Love” – Marina Rosenfeld
“Havoc Devastation – RP Boo
“Ijiraq” – Dawn Of Midi
“In This Rubber Tomb” – Mudhoney
“Jamba” – Tyler, The Creator
“Javelin Unlanding” – Bill Callahan
“João Filipe” – Epicentro do Bloquinho
“Jubilee Street” – Nick Cave And The Bad Seeds
“Judge Jury and Executioner” – Atoms For Peace
“Last Famous Words”  The Ex & Brass Unbound
“Last Mistress” – Body/Head
“Lifetrax” – Florian Kupfer
“Listen and Wait” – Grizzly Bear
“Love Is Lost”  David Bowie
“Madwoman” – Cut Hands
“Makeshift” – The Cyclist 
“Manabadman” (feat. Spikey Tee) – Mark Pritchard
“Marching Time” – Gabriel Saloman 
“Montparnasse Derailment” – Ikue Mori & Steve Noble
“More Games” – Kowton
“Nah Ina It” – Paul St. Hilaire
“Niamey Jam” – Bombino
“Norbat Okelo” – Owiny Sigoma Band
“Nothing Is” – My Bloody Valentine
“Nozes” – Nanã Parú, Peter Gossweiler, Diego Dias
“Only 1 U” – M.I.A.
“over.load” – Frank Bretschneider 
“Pipocalipse” – Satanique Samba Trio
“Psychic Conspirators” – John Zorn
“Punk Authority” – Pete Swanson
“Q.U.E.E.N.” (feat. Erykah Badu) – Janelle Monáe
“Radar” – Marcel Dettmann
“Rollin’” – DJ Rashad
“Shading” – Senking
“Shoulda Rolla” – Pinch & Roska
“Sim Mestre + Kayoriver” – Vermes do Limbo
“Símbolo Sexual” – Passo Torto
“Slasherr” – Rustie
“So Pale It Shone in the Night” – The Stranger
“Spl9” – Autechre
“Still Life” – Oneohtrix Point Never
“Sun & Water” (feat. Lillian Blades) – Lonnie Holley
“The Death Of The Real” – Hacker Farm
“The Vastness Is Bearable Only Through Love” – Ensemble Economique
“Tiao Yue” – Chinese Cookie Poets
“Tunnel Vision” – Justin Timberlake
“Vem me colocar só um pedacinho” – MC Beyoncé 
“Voodoo and the Petrified Forest” – Rob Mazurek Octet
“Watermark” – Heatsick 
“Wenu Wenu” – Omar Souleyman
“What falls to the ground” – James Ruskin
“Where Do We Go From Here” – Charles Bradley
“Wipe” – µ-Ziq
“Worst Illusion” – Jam City
“Would I Whip” (Without Noticing) – Fire! 
“Xingfu Lu” – Kode9

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