quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Melhores do funk em 2014, por Raoni Mouchoque e Leandro Baré


























Como no ano passado, convidamos os DJs e produtores do Ritmo de Favela, "Eu Amo Baile Funk" e Rádio Legalize para o recenseamento relativo a uma das vertentes mais criativas e instigantes da música brasileira contemporânea. Com a palavra, Raoni Mouchoque e Leandro Baré. (B.O.)

--- 

2014 foi um ano produtivo pro funk, muitas revelações, batalhas de MPC, produções excepcionais, hits que invadiram todas as casas noturnas e fizeram todo mundo pôr o dedo pro alto e rebolar até o chão, não só no Rio de Janeiro, mas em São Paulo e Vitória também. Fora do Brasil o ritmo da favela também reverberou nos monitores dos produtores gringos, Rasteirinha, Tamborzão e até o Volt Mix dialogaram bonito com o grave do Trap, Dubstep, Moombahton e até com a malemolência da Cumbia. 

Fazer esta lista foi uma tarefa prazerosa e difícil, mas conseguimos extrair uma lista de 20 funks cariocas que marcaram este ano pelo os bailes e pistas que passamos. Com certeza seu revéillon vai ser mais animado se colocar estas faixas pra tocar.


1. Irreverentes, criativos e bem humorados a dupla de MCS Gorila & Preto mostrou a todo mundo que "Os Novinho Tão Sensacional" logo no início de 2014:



2. O Bonde das Maravilhas e os fisioterapeutas sempre dizem: pra melhorar a dor nas costas ao acordar você "Alonga e Rebola". Alongar é preciso:




3. E sentou a moreninha, sentou a pretinha e sentou a loirinha também ao som do MC Duduzinho, "Tô Pro Crime": 




4. Para agradar a Maysa e As Abusadas tem que ser completo, na hora de "pa" tem que dar "Cinco Pentadas Direto":



5. MC Luan quase passou sufoco pra satisfazer a mina na cama, deu sorte que foi o "Papai que Ensinou".



6. MC Metade na onda do poliamor-socialista-libertário pegou as malandras com a fiel do lado e ainda deu o papo: "Amigo Que É Amigo" come as novinhas juntos.



7. Pra amante abusada que ameaça a fiel, MC Katia fala logo: "Ah, Tá":



8 - MC Koruja com uma melodia e um violãozinho romântico cantou seu drama com uma mina comprometida em "Passei a Língua":




9 - Com um vídeo muito engraçado que atingiu milhares de visualizações no youtube e Facebook, MC Langa fez o baile todinho dançar o "Passinho do Ombrinho":



10. MC Karyne da Provi disse que na Cidade Alta as novinhas ficam loucas e "Vão Descendo Com o Dedo na Boca": 



11. MC Farrá alertou que depois que experimentou, fez efeito tipo droga, agora ela tá viciada em fazer "Roça-Roça":



12. MC Stér foi pro baile e alucinou a noite de 2014 "Doidona de Balinha"




13. MC Sherman pôs a mãozinha pro alto, não se importou com a faturo no mês seguinte e mostrou que o cartão não tem limite no bonde dos "Brad Pitt":




14. MC Brinquedo é novo, mas não é criança, ele "Pega a Novinha e Balança":




15. Até o MC Smith este ano tomou um belo "chá" e ficou "Apaixonado Nessa Puta":



16. O funk é muito bonito ainda mais quando entra na cadência bonita do samba, esse foi o resultado do "Aquecimento do Cavaco", produzido pelo Fabio DJ:




17. Quer se envolver se envolve com vontade, se vem então como dia o MC TH: "Vem Ferver Fervendo":



18. MC Biel narrou um fenômeno interessante durante o baile, era geral no meio da quadra fazendo a "Rodinha em Volta da FAP":



19. MC Pensador disse que de hoje não vai passar, porque "É Hoje Que TU Vai Me Dar". 




20. Com um sax muito maneiro na intro Nego Belo lembrou muito bem como tu fica bonita. Te falei não? "Sentadinha tu fica".



21. MC Pitty cantou que apesar do DJ ganhar pouco é uma "Profissão Maneira", pois toca, bebe uísque e no final, bem, no final você já sabe.




22. MC Fluup de norte a sul fez todo mundo dar "Um Oi Pro Trem".



23. No galope MC Wallace Cavalo fez uma revelação que muda a veterinária e mostrou que nem só égua entra no cio, acredita não? Então olha os "Cavalos no Cio"



24. Aonde o MC Buret tá, pára várias minas do lado. Fui perguntar para ele porque, ele mandou logo o papo: "Trabalho pro Brabo"


25. MC Rd - "Vem Cá Menina" X "Vai Sentar no Poste". Yeaaaaaahh:


26. Depois de tacar o piru na mulher dos alemão e de ficar muito louco com todo mundo, MC Maneirinho parou, sentiu e pensou: "Que Saudade da Minha Ex".


---

2013 que abalou muito em 2014:

A mina do baile rebolou e fez MC Nego Bam delirar. Com sua voz marcante bradou tão forte: "Aaaaah Eu Vou Gozar" que até ecoou até no shopping:




Nandinho sarrou na xota dela e prometeu: "Vou Te Ligar Mais Tarde":




MC Vinicinho fez todo mundo sentar gostoso em troca de um "Guaravita"


Raoni MouChoque & Leandro Baré

Nenhum comentário: